2 de abril de 2014

A força da uruçu amarela (Melípona Rufiventris)

Ate agora a unica abelha que está no meu meliponário que produziu mel em quantidade foi esta abelha a uruçu amarela (Rufiventris) devido ter uma politica de divisão de enxame abelha que se divide não produz mel, muito pouco como chegou muito forte e a região está favorável essa abelha encheu uma melgueira com capacidade de um litro de mel pouco mais de uma semana,está alojada em uma caixa modelo Impa muito forte com ninho com 30cm de altura por 25cm de largura e duas melgueiras um enxame que beira ás cinco mil abelhas,observe ás crias novas já estão batendo no sobre ninho,vejo porque só usam esse tipo de caixas  no Amazonas pela facilidade de produzir mel e enxame,hoje tenho pouco mais de 20 enxames desta abelha,essa que flora pouco mais de 2400m  muito mansa, trabalha o dia todo.Estou achando o manejo melhor que a jandaira, é meu xodó. Dedico essas imagens ao meu amigo Paulo.


"Que homem é o homem  que não torna um mundo melhor?"

"autor desconhecido"




 





Um comentário:

  1. Meu amigo Rivan, como estão suas amarelinhas?
    Forte abraço aqui do Distrito Federal.
    Helton Barbosa.
    Meliponario Abelhas do Cerrado.

    ResponderExcluir